
Pode parecer um jogo simples, mas está sendo feito por um dos melhores makers da atualidade.
Vida de Pescador foi o campeão do Projeto de Ouro (prêmio bastante reconhecido a maior comunidade de RPG Maker do Brasil, a Mundo RPG Maker). O jogo fala sobre um morador de uma cidade grande que vai para uma pequena vila no interior, lá ele descobre que a maneira mais fácil de passar o tempo é pescando, e então ele se torna um pescador profissional.
A originalidade não fica só na ideia bastante inovadora. Conta com um dos melhores e mais completos sistema de pesca já visto, também feito pelo próprio Mitani, criador do jogo. Veja:
Abaixo, vocês vão conferir uma entrevista com o Mitani:
MakerStation: Antes de entrar no contexto maker, vamos falar um pouco sobre você, okay?
Fale um pouco de você para nós (Nome, idade, onde mora, o que faz, etc.).
Mitani: Phillipe, 20 anos, moro em Maceió-AL, estudo Licenciatura em matemática na UFAL, sou bolsista de iniciação e jogador de xadrez.
MS: Estado Civil?
M: Solteiro. Mas estou namorando.
MS: Gosta de algum esporte? Torce por algum time?
M: Gosto de xadrez. Fora isso curto alguns esportes que passam na TV raramente, como Ginástica artística e a rítmica, saltos ornamentais. Fora isso também pratica natação.
MS: Cite programas de televisão que assiste.
M: Assisto TV raramente, quando assisto em geral é pouquíssimo tempo, mas antigamente eu acompanhava O aprendiz, mas mudou o apresentador e eu não gosto tanto.
MS: Cite seu livro favorito.
M: Vários. Gosto dos livros do Sidney Sheldon. Recentemente li Memórias de uma Gueixa e Crônicas de Nárnia, dois livros mais que excelentes.
MS: Seu estilo musical? Cite alguns cantores e/ou bandas que curte.
M: Curto vários estilos de música. Mas vou deixar aqui alguns dos meus preferidos, no cenário nacional: Raul Seixas, Pitty, Forfun. O que não signifique que eu curta mais eles que outras bandas.
MS: Segue alguma religião/seita?
M: Sou cristão, mas não sigo nenhuma igreja.
MS: Tem algum sonho? Qual?
M: Quando a gente tem algum sonho eu acho que a gente luta pra conseguir realizar e faz o possível, eu tenho vontade de conseguir fazer mestrado, mas não chamo isso de sonho porque a vontade não me faz ter o esforço que deveria.
MS: Tem algum hobbie além do RPG Maker? (E jogar xadrez...)
M: Tirando as coisas que eu faço como jogar xadrez, aula de Jump, sair com amigos e essas coisas todas, gosto de desenhar, e jogar, principalmente puzzles.
MS: Qual foi a situação mais engraçada/legal da sua vida? Conte-nos sobre.
M: Não caberia aqui tudo de engraçado nem sei qual foi a mais engraçada ou legal. Mas contarei uma vez que voltei bêbado de ônibus com um amigo e uma amiga, nós descemos um ponto antes e fomos levar nossa amiga em casa que era um ponto depois, fomos cantando alto no caminho. Depois eu soltei uma frase "que saia o vinho do chão e entre na minha boca" e até hoje o pessoal manga de mim por isso, foi muito legal esse dia.
MS: O que acha do mundo em que vivemos hoje? O que faz para melhorá-lo?
M: Muito bom. Apesar dos problemas, o mundo melhorou muito, só tenho medo das conspirações, evolução tecnológica e tal.
Acho que ele melhoraria com mais compreensão e respeito, respeito é tudo. Viva a sociedade alternativa, de acordo com Raul, deveríamos ser livres para fazer o que quiser, lógico que sem fazer mal ao outro.
MS: O que acha sobre a legalização da maconha?
M: Concordo. O problema maior das drogas está longe de ser a maconha. Acho que devemos escolher o que queremos fazer, como dizia Raul Seixas, viva a sociedade alternativa.
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MS: Agora vamos partir para o RPG Maker...
Como conheceu o RPG Maker?
M: Acho que tinha uns 13 anos, adorava ir à banca de revista comprar revista de jogo de PC que vinha com um CD de joguinhos, ai numa delas tinha na capa "aprenda a criar seus próprios jogos", comprei, e era a época que o RPG Maker 2k3 era bem recente. Essa é a famosa revista Digerrati, que muitos conheceram o maker por ela.
MS: Qual é o RPG Maker que mais gosta?
M: RPG Maker XP.
MS: Qual a área do maker que mais te agrada? O que faz melhor?
M: Eu gosto muito de sonoplastia e pixel art, no quesito admirar os trabalhos. Mas me dou melhor e gosto mais de mexer com eventos.
MS: Há quanto tempo usa o RPG Maker?
M: Tem uns 7 anos em média.
MS: Já pensou em abandoná-lo?
M: Nesses 7 anos eu passei algum tempo parado, voltava e parava. O problema maior era que não tinha internet em casa e isso dificultava, mas sempre voltava pra ele, agora quando resolvi voltar e conheci a MRM em Maio de 2010 e não parei desde então, não penso em abandonar porque um Hobby não se abandona, você faz quando tá afim de fazer, larga quando não ta afim, mas a vontade sempre tende a voltar.
MS: Considera-se um bom maker?
M: Tecnicamente sim, já que estou acima da média, mas estou longe de ser um dos melhores makers do Brasil.
MS: Cite alguns makers que você admira.
M: Não sou de admirar ninguém, acho que uma pessoa que fez muito em relação ao maker foi o Marcelo Cavaco. Mas no geral admiro muito as pessoas que ajudam os outros nas comunidades makers, e não cito nomes pois são muitos.
MS: Sabemos que você é moderador/redator do “Mundo RPG Maker", a maior comunidade de RPG Maker do Brasil atualmente, o que acha disso?
M: Acho legal, mas isso não me faz melhor que ninguém.
MS: O que mais gosta de lá? E o que mais odeia?
M: De lá eu gosto de tudo, desde o pessoal, a staff, o fórum em si, o conteúdo e etc. Não gosto é de pessoas arrogantes que aparecem por lá as vezes, principalmente pessoas que não postam lá e dão as caras só quando tem alguma polêmica, pra tentar de algum modo atingir o fórum. Alem disso não gosto de gente me enviando PM pedindo favores ao invés de usar o fórum.
MS: Frequenta mais alguma comunidade maker?
M: Frequento alguns fóruns, mas nada de considerável, posso até dizer que não frequento.
MS: Sobre o seu projeto "Vida de Pescador", você queria fugir do clichê ou gosta / já pensava em fazer um jogo nesse estilo?
M: Eu gosto de jogos no estilo, tipo guitar hero, pump it up, Osu!, e coisas que envolvam sequências de setas e afins, então resolvi juntar isso com o tema pescaria, que sempre me agradou, ainda mais por eu gostar de pescar na vida real.
MS: Como foi ganhar o "Projeto de Ouro"? O que sentiu?
M: Foi muito legal, é bom saber que as pessoas escolheram o seu projeto. Fiquei bem feliz e vi que o projeto tinha algum reconhecimento.
MS: Pelo vídeo que encontramos no próprio tópico do jogo (http://www.mundorpgmaker.com/index.html/index.php?topic=47992.0) ele parece ótimo. Você é um ótimo eventer, o sistema de pescaria foi algo muito difícil de se fazer?
M: Nem tanto, tive apenas alguns problemas na junção do sistema de apertar as teclas de setas e deixar em paralelo com o sistema de apertar a barra de anzol, essa foi a única dificuldades.
MS: Como está o andamento do jogo? Pretende lançá-lo em breve?
M: Pretendo lançar antes de voltar de férias. Se não lançar vai ser difícil pois vou ficar bem sobrecarregado na faculdade.
MS: O que pretende implantar de novo?
M: Nada de muito especial, que já não tenha sido falado, exceto por um sistema de NPCs mais dinâmicos para ficar parecido com um Harvest Moon.
MS: Sobre seus outros projetos, ou melhor, mini-projetos. De onde tira tantas ideias diferentes e inovadoras?
M: Na verdade foi algo progressivo (não achei inovador, só achei diferente), primeiro eu tinha um sistema de quebra-cabeça, e também um de tabuleiro, quando apareceram uns concursos de mini projetos apenas aproveitei algo que tinha feito e tentei colocar em algum jogo com ideias diferentes.
MS: Dentre eles, qual foi mais difícil de se fazer? Dice Battle, Segredos do Mar ou A princesa da torre?
M: Dice Battle nem é muito bem feito. Já os outros dois, a princesa da torre me deu muito trabalho por conta da parte gráfica.
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Agora um bate-bola:
Cor > Preto
Comida > Sushi e Pizza
Bebida > Tampico
Família > Mãe e Pai e todo mundo
Amizade > Família também
Paixão > Xadrez
Trabalho / Estudo > Amor e Ódio
Diversão > Amigos
Mundo RPG Maker > Internet
Defina-se em três palavras > Não sou simples pra ser definido em 3 palavras.
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TÓPICO "VIDA DE PESCADOR":
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